Duas pessoas detidas no Equador por envolvimento no sequestro e assassinato de cinco turistas confundidos com membros de quadrilha rival.

No último sábado (30), duas pessoas foram detidas sob a acusação de estarem envolvidas no caso chocante dos cinco turistas sequestrados, interrogados e assassinados em uma praia do sudoeste do Equador. Segundo informações do comandante local da Polícia, Richard Vaca, as vítimas, seis adultos e cinco crianças equatorianos, foram sequestradas por cerca de 20 pessoas armadas em um hotel em Ayampe, onde haviam chegado na tarde anterior.

As vítimas foram submetidas a interrogatórios pelos sequestradores, que, posteriormente, tiraram a vida de cinco adultos com disparos de arma de fogo, deixando seus corpos em uma rodovia próxima. O motivo do crime chocante teria sido um equívoco dos traficantes, que teriam confundido os turistas com membros de uma quadrilha rival na disputa pelo micro-tráfico na região.

Durante as operações de captura, as autoridades apreenderam fuzis automáticos, pistolas, explosivos e munições, o que evidencia a gravidade do crime cometido. O presidente do Equador, Daniel Noboa, se manifestou sobre o ocorrido, expressando solidariedade com as famílias das vítimas e advertindo que o narco-terrorismo e seus aliados não conseguirão aterrorizar o país.

A violência no Equador tem crescido de forma alarmante nos últimos anos, em meio a disputas entre quadrilhas criminosas pelo controle das rotas do narcotráfico. O país enfrenta um cenário de violência política, com assassinatos de autoridades e civis, além da constante ameaça dos narcotraficantes.

O presidente Noboa convocou um referendo para endurecer as medidas de combate ao narcotráfico, em meio a uma onda de violência que assola o país. Com presídios tornando-se centros operacionais para quadrilhas de narcotraficantes vinculadas a cartéis internacionais, a situação no Equador é preocupante e exige uma resposta urgente das autoridades para conter a escalada da violência e proteger a população equatoriana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo