Adiada audiência da Comissão de Infraestrutura para ouvir ministro sobre novo PAC e gastos de Itaipu: novo agendamento será realizado

Na manhã da terça-feira (2), a audiência pública da Comissão de Infraestrutura (CI) que estava agendada para as 9h foi adiada. O objetivo do encontro era ouvir o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, a respeito do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e sobre a transparência nos gastos ambientais da estatal Itaipu Binacional. Os requerimentos para essa audiência foram feitos pelos senadores Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da CI, e Esperidião Amin (PP-SC). Uma nova data para o debate será marcada em breve.

Confúcio Moura justifica a importância de discutir esses temas pela falta de fiscalização que resultou em falhas nas versões anteriores do PAC. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), as obras do PAC tiveram um baixo índice de conclusão nas primeiras versões do programa (entre 2007 e 2010) e um índice um pouco mais alto na segunda versão (a partir de 2010). O senador alerta que é fundamental evitar que essa situação se repita na nova versão do programa, especialmente diante da atual situação fiscal do país.

Já Esperidião Amin, em seu requerimento (REQ 91/2023 – CI), mencionou um acórdão do TCU que exige da Casa Civil a apresentação de critérios para a seleção de investimentos socioambientais e de infraestrutura, a serem discutidos nas negociações com o Paraguai para a revisão do Tratado de Itaipu. Ele destacou a preocupação do TCU com o aumento dos gastos da estatal sem um controle adequado.

A audiência pública será uma oportunidade importante para que essas questões sejam debatidas e esclarecidas. O adiamento do encontro não impedirá que os senadores possam discutir e buscar soluções para os desafios relacionados ao PAC e aos gastos da Itaipu Binacional. Aguarda-se uma nova data para a realização desse debate, que certamente trará esclarecimentos e contribuições significativas para a infraestrutura do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo