De acordo com os dados levantados, a região do Agreste é a que concentra a maior quantidade de mulheres confirmadas, somando 11.392 beneficiárias, seguida pelo Sertão com 9.657, Região Metropolitana com 6.084 e Zona da Mata com 5.052. O investimento total do Governo do Estado no programa é de R$ 30 milhões por mês, chegando a um montante anual de R$ 360 milhões.
O Programa Mães de Pernambuco foi instituído a partir do Pernambuco Sem Fome, criado por meio da lei 18.432/2023, e regulamentado pelo decreto 56.318/2024. O primeiro pagamento está previsto para maio e será realizado pela Caixa Econômica Federal até o quinto dia útil de cada mês a partir de junho.
As interessadas em participar do programa devem confirmar seus dados no site oficial até o dia 25 de abril. Para serem elegíveis, as beneficiárias precisam atender a cinco critérios, incluindo ser responsável familiar, residir em Pernambuco, ser beneficiária do Programa Bolsa Família, não possuir vínculo empregatício formal e estar gestante ou ser mãe de crianças de 0 a 6 anos.
Para esclarecer dúvidas e fornecer assistência, a SAS disponibilizou um call center na Ouvidoria Social, com atendimento gratuito pelo número 0800.081.4421. Além disso, as mulheres podem entrar em contato por WhatsApp ou e-mail para obter mais informações sobre o Programa Mães de Pernambuco. Com o intuito de fortalecer as mulheres que cuidam das crianças na primeira infância, a iniciativa busca contribuir para a formação cidadã de toda a sociedade pernambucana.