29° edição do É Tudo Verdade apresenta 77 documentários de 34 países em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O tradicional festival de documentários É Tudo Verdade está de volta em sua 29ª edição, trazendo uma seleção de 77 produções de 34 países diferentes. O evento, que é gratuito, terá início em São Paulo nesta quarta-feira, dia 3, e no Rio de Janeiro na quinta-feira, dia 4, se estendendo até o dia 14 de abril.

O filme de abertura em São Paulo será o documentário britânico “O Competidor”, dirigido por Clair Titley e inédito na América Latina. O longa narra a história de um japonês que passou 15 meses isolado em um apartamento, em um reality show, tendo que preencher cupons para ganhar o que precisava para sobreviver até atingir a meta de 1 milhão de dólares.

Já no Rio de Janeiro, a sessão de abertura apresentará o documentário “Um Filme para Beatrice”, dirigido por Helena Solberg, única cineasta mulher do cinema novo, que busca refletir sobre a situação das mulheres no Brasil.

Dentre os destaques deste ano, estão produções que exploram o universo literário, como os documentários sobre os escritores Veríssimo, Antonio Candido e Fernanda Young. Além disso, o festival traz filmes sobre personalidades políticas e cineastas renomados.

Uma das temáticas abordadas nesta edição é a repatriação cultural, tendo como destaque o documentário “Tesouro Natterer”, do cineasta Renato Barbieri, que faz um resgate da história do naturalista Johann Natterer e sua coleção de artefatos indígenas brasileiros.

O festival também prestará homenagens a grandes cineastas, como Thomaz Farkas e Mark Cousins, e oferecerá atividades de formação, incluindo a 21ª Conferência Internacional de Documentário.

O É Tudo Verdade é reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, qualificando automaticamente seus premiados para inscrição no Oscar. Para mais informações sobre o festival e a programação completa, acesse o site oficial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo