Lula defende retomada de investimentos na indústria naval para gerar empregos e tecnologia no Brasil em discurso no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma defesa enfática pela retomada dos investimentos na indústria naval brasileira durante o anúncio do início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, em Niterói, Rio de Janeiro, nesta terça-feira (2). Lula afirmou que é fundamental para o país recuperar a indústria naval, considerando que grande parte do comércio é realizado por meio do mar. Ele ressaltou que é necessário gerar empregos e tecnologia no Brasil, ao invés de utilizar navios de bandeira estrangeira para o transporte de produtos.

Durante os dois primeiros mandatos de Lula, o setor naval teve um significativo crescimento, passando de 3 mil empregos para 86 mil, com a reabertura de estaleiros em diversos estados brasileiros. O presidente destacou que a retomada dos investimentos nesse setor é essencial para a geração de empregos, renda e desenvolvimento econômico.

A obra do Canal de São Lourenço, com investimentos totalizando R$ 157 milhões, é um passo importante nesse sentido. O desassoreamento do trecho da Baía de Guanabara permitirá o aumento da profundidade, favorecendo a operação dos estaleiros, a construção de embarcações e a movimentação do setor de reparos e manutenção. Estima-se a criação de 20 mil empregos diretos e indiretos com a conclusão da obra.

Além disso, o governo federal anunciou a revitalização do Terminal Pesqueiro de Niterói, visando torná-lo um entreposto de pesca e beneficiar o setor marítimo. O acordo para a municipalização do espaço prevê a transformação do terminal em um importante ponto de apoio para os pescadores da região.

O presidente Lula também participou da inauguração do Impa Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro. O curso de Matemática da Tecnologia e Inovação terá quatro anos de duração e marca um avanço significativo na área acadêmica e de pesquisa no país.

Dessa forma, as ações anunciadas pelo governo visam impulsionar o setor naval e acadêmico, promovendo o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo