Ministro do Turismo adia participação em reunião na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo para 23 de abril.

Na manhã desta terça-feira (2), a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) decidiu adiar a tão aguardada reunião com o ministro do Turismo, Celso Sabino. A participação do ministro, que estava marcada para hoje, foi remarcada para o dia 23 de abril, às 9h30. Nesse encontro, Celso Sabino deverá apresentar as ações e projetos do Ministério do Turismo, além de discutir as prioridades do setor.

Celso Sabino, deputado federal licenciado pelo União-PA, assumiu o cargo de ministro do Turismo em agosto do ano passado, substituindo a deputada federal Daniela do Waguinho (União-RJ). Desde então, o ministro compareceu duas vezes em audiências da CDR, a primeira delas em agosto do ano passado para falar sobre os planos de sua gestão, e a segunda em setembro, para debater os impactos da reforma tributária no setor de turismo.

A adiamento da reunião foi uma solicitação feita pelo próprio ministro Celso Sabino através de um ofício. De acordo com a Constituição Federal e o regimento interno do Senado, a presença de ministros de Estado no Congresso pode acontecer por convite, convocação ou por iniciativa própria do titular da pasta.

Enquanto o setor de turismo ainda se recupera dos impactos da pandemia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados positivos. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), as atividades turísticas apresentaram um crescimento de 6,9% em 2023, em comparação com o ano anterior. Esse valor representa um aumento de 3,6% em relação ao período pré-pandemia, porém ainda está 3,7% abaixo do ponto mais alto da série em fevereiro de 2014.

No comparativo entre dezembro de 2023 e dezembro do ano anterior, houve uma expansão de 1,4% nas atividades turísticas. Ao longo do ano, dez estados brasileiros registraram taxas positivas, com destaque para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e São Paulo que apresentaram crescimentos significativos.

A reunião remarcada para o dia 23 de abril promete ser um importante momento para que o ministro Celso Sabino apresente as ações e projetos do Ministério do Turismo, além de discutir os desafios e oportunidades desse setor tão importante para a economia brasileira. Aguarda-se ansiosamente por esse encontro que poderá trazer luz ao futuro do turismo no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo