Programa Expresso Cidadão amplia atendimento especializado para crianças com TEA em todas as unidades durante emissão da carteira de identidade

Nesta terça-feira (02), em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o Programa Expresso Cidadão, da Secretaria de Administração do Estado (SAD), anunciou a ampliação do atendimento especializado para crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades em todas as suas unidades. As salas especializadas decoradas de maneira lúdica visam proporcionar um ambiente acolhedor e acessível para as famílias durante a emissão da carteira de identidade.

As novas salas especializadas já estão disponíveis em seis unidades localizadas nos municípios do Recife (unidade Boa Vista), Olinda, Caruaru, Garanhuns, Vitória de Santo Antão e Salgueiro. A iniciativa começou no Expresso Cidadão Pina e, posteriormente, foi expandida para o Expresso Cidadão Petrolina. A secretária de Administração, Ana Maraíza, destacou o esforço da equipe para garantir que as políticas públicas atendam cada vez mais a população, facilitando o acesso à cidadania.

De acordo com a superintendente do Programa Expresso Cidadão, Renata Andrade, as salas especializadas são essenciais para conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA e neurodivergentes. Todo o ambiente foi pensado para oferecer um acolhimento completo, incluindo abafadores de ruído, crachás com simbologia do TEA e decoração específica para minimizar estímulos visuais externos.

Além disso, os atendentes receberam treinamento para oferecer um suporte adequado às crianças com TEA e seus acompanhantes. Foi elaborada uma Cartilha de Apoio para Atendimento Especializado, disponível para consulta na recepção da unidade e no portal oficial do Expresso Cidadão. Para usufruir do serviço, é necessário realizar o agendamento no portal e no dia marcado basta sinalizar na recepção que deseja ser atendido na sala especializada.

A iniciativa do Programa Expresso Cidadão representa um avanço significativo na inclusão e acessibilidade para pessoas com TEA e neurodiversidades, contribuindo para uma sociedade mais consciente e acolhedora. A oferta de espaços especializados e o treinamento da equipe demonstram um compromisso com a promoção da cidadania e da igualdade de direitos para todos os cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo