Dentre as instituições públicas federais avaliadas, 94 das 111 alcançaram IGC 4 ou 5, demonstrando um desempenho superior, sem nenhuma delas ficando nas faixas 1 e 2 do indicador. Já as instituições comunitárias tiveram um aumento significativo de 31 para 39 instituições nas faixas 4 e 5 entre os anos de 2018 e 2022. Por outro lado, as instituições privadas com fins lucrativos, que representam mais da metade das avaliadas, aumentaram de 183 para 215 instituições com IGC igual a 4 ou 5 no mesmo período.
O IGC consiste na média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e dos conceitos Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. Segundo o Inep, nenhuma instituição que oferece cursos de mestrado ou doutorado ficou na faixa 1 do indicador, indicando que a pós-graduação está correlacionada com uma maturidade institucional relevante que se reflete na graduação.
Além do IGC, o Inep também divulgou os resultados de outros indicadores de qualidade da educação superior. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avaliou mais de 8 mil cursos de graduação, dos quais 35,9% tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5, 54,4% obtiveram notas médias e 9,5% ficaram nas faixas 2, com apenas 0,2% na faixa 1. O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) também foi analisado, destacando que as instituições públicas federais e estaduais, assim como as comunitárias, possuem mais de 30% dos cursos nas faixas superiores do IDD.
Esses resultados demonstram uma tendência de crescimento no número de docentes com mestrado e doutorado, bem como uma avaliação positiva, pelos estudantes, das condições de oferta dos cursos de graduação, relacionadas à organização didático-pedagógica, à infraestrutura e instalações físicas, e às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. É importante ter em mente que a qualidade da educação superior é fundamental para o desenvolvimento do país e a formação de profissionais capacitados para atender às demandas do mercado de trabalho.