Brasil passa a exigir visto de cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália a partir de 10 de abril, por Decreto nº 11.875/2024

A partir da próxima quarta-feira (10), os cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos que possuem passaporte comum terão que apresentar visto para entrar no Brasil. A exigência do visto faz parte do Decreto nº 11.875/2024 e estava inicialmente programada para entrar em vigor em janeiro, mas foi adiada para abril.

Essa medida revoga a decisão tomada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que dispensou a necessidade de visto para turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses em março de 2019. No entanto, a política de reciprocidade adotada pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE) foi o motivo para a exigência voltar a vigorar.

Em contrapartida, o Brasil e o Japão celebraram um acordo em maio de 2023, no qual ambos os países dispensaram a exigência de vistos para os cidadãos de cada nação que desejam visitar o outro país. Essa isenção recíproca entrou em vigor em setembro do mesmo ano.

A partir de agora, os turistas dos três países impactados pela medida terão que solicitar o visto eletrônico, conhecido como e-Visa, através do site oficial do governo brasileiro. O valor da emissão é de US$ 80,90 e o processo é totalmente online, sem a necessidade de comparecer a consulados brasileiros. O visto permitirá múltiplas entradas e terá validade de dez anos para norte-americanos e cinco anos para canadenses e australianos.

A Embratur tem feito divulgação sobre a necessidade do visto, em parceria com operadores de turismo e companhias aéreas. O objetivo é informar previamente os viajantes sobre a nova exigência e orientá-los sobre o processo de solicitação do visto eletrônico. Portanto, para evitar contratempos em suas viagens, os turistas destes países devem se preparar e solicitar o e-Visa com antecedência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo