Brasil passa a exigir visto de cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália a partir de 10 de abril. Saiba como solicitar!

A partir da próxima quarta-feira (10), os cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos que possuem passaporte comum serão obrigados a apresentar visto para entrar no Brasil. A exigência do documento se dará em portos, aeroportos e fronteiras terrestres, conforme determinado pelo Decreto nº 11.875/2024.

Inicialmente previsto para ser implementado em 10 de janeiro, o prazo foi adiado para abril, visando concluir o processo de implementação do sistema e evitar impactos negativos no turismo brasileiro durante a alta temporada de viagens. Essa exigência vem revogar a decisão do governo anterior, que dispensava a apresentação de visto para turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses em território brasileiro.

A diplomacia brasileira baseia-se na reciprocidade de ações, sendo que a medida de dispensa de visto unilateral adotada anteriormente não foi seguida por todos os países contemplados. O Japão, por exemplo, deixou a lista de isenção de visto em 2023, após firmar acordo com o Brasil para liberar a exigência de vistos para ambos os lados.

A Embratur, em parceria com operadores de turismo e companhias aéreas dos três países afetados, tem divulgado a necessidade do visto a partir de abril, utilizando diversas plataformas para disseminar a informação. A solicitação do visto eletrônico, conhecido como e-Visa e disponível por meio do site https://brazil.vfsevisa.com, tem um custo de US$ 80,90 e dispensa a presença do solicitante nos consulados brasileiros.

O visto eletrônico permitirá múltiplas entradas e terá validade de dez anos para norte-americanos, e cinco anos para canadenses e australianos. Além disso, os turistas poderão permanecer no Brasil por até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapassem 180 dias a cada 12 meses.

Em caso de dúvidas sobre o processo de solicitação do e-Visa, os cidadãos dos países mencionados podem entrar em contato através do e-mail brazilevisa@vfsglobal.com, fornecendo as informações necessárias para o suporte adequado. Portanto, a partir de 10 de abril, os visitantes dos países citados deverão prestar atenção às novas exigências de visto ao planejar suas viagens ao Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo