Câncer de próstata terá aumento expressivo nos próximos anos em todo o mundo, alerta estudo publicado na revista The Lancet.

Segundo um estudo publicado na revista The Lancet, os casos de câncer de próstata estão previstos para aumentar significativamente nos próximos anos em todo o mundo, principalmente em países menos desenvolvidos. Esse aumento é atribuído ao envelhecimento da população global e às mudanças na pirâmide etária, de acordo com os autores da pesquisa.

De acordo com as conclusões dos pesquisadores, o número de novos casos anuais de câncer de próstata deve dobrar, passando de 1,4 milhão em 2020 para 2,9 milhões em 2040. Esse tipo de câncer é o mais comum entre os homens e representa 15% de todos os cânceres masculinos. Em sua maioria, ocorre em homens acima dos 50 anos e a sua incidência aumenta com o avançar da idade.

Países em desenvolvimento estão observando um aumento na expectativa de vida de suas populações, o que, consequentemente, resultará em um aumento nos casos de câncer de próstata. Diferentemente de outras doenças como o câncer de pulmão ou as doenças cardiovasculares, o aumento nos casos dessa patologia não pode ser evitado por meio de políticas de saúde pública, afirmam os pesquisadores.

Os fatores de risco para o câncer de próstata, como hereditariedade e estatura elevada, são menos evitáveis do que fatores como o tabagismo para o câncer de pulmão. Apenas o excesso de peso tem sido associado a esse tipo de câncer, mas não se sabe se existe um mecanismo de causa e efeito.

Os autores do estudo acreditam ser possível limitar o aumento dos casos de câncer de próstata por meio de diversas ações, como buscar diagnósticos mais cedo em países menos desenvolvidos, uma vez que muitas vezes a doença é detectada em estágios avançados para um tratamento eficaz. Já nos países desenvolvidos, existe o risco de sobrediagnóstico e sobretratamento, segundo especialistas.

Com o aumento da expectativa de vida global e as mudanças demográficas, é crucial que ações sejam tomadas para enfrentar o aumento previsto nos casos de câncer de próstata nos próximos anos. A conscientização, prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para lidar com essa situação e garantir o melhor tratamento possível para os pacientes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo