Nova causa das crises de asma é descoberta por pesquisadores e abre caminho para novos tratamentos inovadores no Brasil.

Um estudo recente publicado na revista Science revelou uma nova causa para as crises de asma, uma doença respiratória crônica que afeta milhares de pessoas em todo o Brasil. A pesquisa aponta um caminho para novos tratamentos que não apenas aliviam os sintomas, mas também evitam os danos à saúde causados pela condição.

Até então, a asma era considerada uma doença do sistema imunológico que reage contra agentes genéticos ou externos, como pólen e poluição. Os tratamentos atuais visam aliviar os sintomas abrindo as vias aéreas inflamadas, mas não atacam a causa subjacente da doença. No entanto, o novo estudo liderado por pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos revelou que a contração súbita das vias aéreas, especialmente dos brônquios dentro dos pulmões, pode ser a responsável por todos os efeitos da asma.

A farmacologista Elena Ortiz-Zapater, coautora do estudo, desenvolveu modelos animais para analisar os efeitos da asma nas vias aéreas. A compressão causada pela doença afeta as células epiteliais que revestem o interior das vias aéreas, levando à morte e desaparecimento dessas células. Após a crise, as vias aéreas ficam expostas, permitindo a entrada de poluentes e agentes alergênicos no organismo, o que pode resultar em infecções respiratórias.

Os pesquisadores testaram um tratamento experimental que poderia ser o primeiro a atacar as causas da asma, em vez de apenas aliviar os sintomas. Utilizando gadolínio, um composto comumente usado como contraste em ressonâncias magnéticas, os cientistas conseguiram prevenir a destruição das barreiras celulares das vias respiratórias.

Essa descoberta pode revolucionar os tratamentos para a asma e abrir caminho para futuras pesquisas sobre possíveis alvos terapêuticos. A compreensão do mecanismo subjacente à doença pode levar a avanços significativos no tratamento e prevenção da asma. Ainda há muito a ser investigado para entender completamente essa condição que intrigou os gregos há milhares de anos.