Pernambuco recebe lote com 72.020 doses de vacina contra a dengue para 20 municípios do estado

Na sexta-feira (5), Pernambuco recebeu um lote com 72.020 doses de vacina contra a dengue, sendo distribuídas para 20 municípios na primeira fase. Esses municípios incluem Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória do Goitá, Pombos e Fernando de Noronha, pertencentes à I Regional de Saúde do Estado.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que o início da imunização acontecerá de acordo com o planejamento e estratégia de cada município. Essas vacinas fazem parte da terceira remessa nacional disponibilizada pelo Governo Federal, porém, em Pernambuco o público-alvo são crianças entre 10 e 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade, diferente do estabelecido pelo governo central.

De acordo com o Programa Estadual de Imunizações de Pernambuco, a estratégia de priorizar essa faixa etária visa ampliar o acesso à vacina diante das doses limitadas recebidas. As doses de vacinas foram encaminhadas para a sede do PNI em Recife, onde serão separadas e distribuídas para os municípios contemplados.

A secretária de saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, ressaltou a importância da vacinação para as crianças pernambucanas, em meio ao crescimento dos casos de dengue no estado. Atualmente, Pernambuco registra 15.174 casos prováveis de dengue, sendo 976 confirmados e os demais em processo de investigação. A superintendente estadual de imunizações, Jeane Tavares Torres, pediu colaboração dos pais e responsáveis para levarem as crianças para receberem a vacina contra a dengue.

O esquema completo de imunização consiste em duas doses, com um intervalo de três meses. O objetivo é fortalecer a proteção das crianças contra a dengue, uma doença comum na região. Os órgãos de saúde estão trabalhando para organizar a vacinação nos municípios beneficiados o mais rápido possível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo