Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação prestará informações em audiência pública convocada pela Comissão do Senado.

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado Federal está em destaque esta semana ao agendar uma audiência pública para discutir as ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o ano em curso. A reunião, que contará com a presença da ministra Luciana Santos, foi agendada para a quarta-feira (10), às 11h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa.

O convite à ministra para participar da audiência pública foi resultado de um requerimento apresentado pelo atual presidente da comissão, o senador Carlos Viana (Podemos-MG). A expectativa é que Luciana Santos possa prestar esclarecimentos aos senadores sobre as ações e projetos em andamento no ministério e apresentar as perspectivas para o futuro.

Luciana Barbosa de Oliveira Santos, engenheira eletricista, possui uma extensa carreira política e técnica. Antes de assumir o cargo de ministra, ela já ocupou diversos cargos públicos, incluindo o de deputada estadual, prefeita de Olinda (PE) e vice-governadora de Pernambuco. Ela é a primeira mulher a chefiar o MCTI e tem a missão de conduzir as políticas e projetos de ciência, tecnologia e inovação no país.

No âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, estão vinculadas diversas entidades importantes, como a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Além disso, fazem parte do MCTI institutos de pesquisa renomados, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Observatório Nacional.

Entre os principais programas desenvolvidos pelo ministério estão o Brasil na Fronteira do Conhecimento, a Política Nuclear, o Programa Espacial Brasileiro e as Tecnologias Aplicadas, Inovação e Desenvolvimento Sustentável. A audiência pública promete trazer discussões relevantes sobre o papel e as perspectivas do MCTI no cenário nacional e internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo