Pernambuco inicia vacinação contra a dengue nesta terça-feira (9) em 20 municípios da Região Metropolitana do Recife.

A vacinação contra a dengue começou em Pernambuco nesta terça-feira (9), com a distribuição de 72.020 doses do imunizante para 20 municípios da I Regional de Saúde do Estado (I Geres). O esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, visando fortalecer o sistema imunológico contra os sorotipos do vírus.

A Secretaria Estadual de Saúde destacou a importância da vacinação para reduzir os impactos da dengue na população. A secretária executiva de saúde do Recife, Marcela Abath, enfatizou que a vacinação evita o agravamento da doença, reduzindo a chance de hospitalização e sequelas. Ela também ressaltou a importância da prevenção, como a eliminação de reservatórios de água parada.

Na capital pernambucana, a vacinação começou no mesmo dia, com foco em adolescentes de 10 a 14 anos. Os locais de vacinação funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, com a recomendação de levar documentos como CPF, carteira de vacinação e cartão SUS. Em Olinda, a vacinação também teve início para jovens de 10 e 11 anos, com a necessidade de documentação e acompanhamento de um responsável.

Jaboatão dos Guararapes iniciará a vacinação na próxima quinta-feira (11) para crianças de 10 e 11 anos. A aplicação da dose ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, por demanda espontânea. Os pais ou responsáveis devem apresentar documentos oficiais da criança no dia da vacinação.

Diversos municípios de Pernambuco receberam as doses do imunizante, e cada localidade estabeleceu seu próprio cronograma de vacinação. Com os casos de dengue registrados no Estado, a vacinação se torna uma medida importante para combater a doença e proteger a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo