Petrobras prorroga inscrições para Seleção Cultural com investimento recorde de R$250 milhões em projetos diversificados em todo o Brasil.

A Petrobras prorrogou o prazo das inscrições para a Seleção Petrobras Cultural 2024, que agora vão até esta quarta-feira (10), às 18h. O investimento recorde de R$ 250 milhões será destinado a projetos culturais em todas as regiões do país, distribuído entre os eixos de Festivais e Festas Populares, Ícones da Cultura Brasileira, Cinema e Cultura Digital, e Produção e Circulação, previstos pelo Programa Petrobras Cultural.

Os projetos selecionados contarão com recursos da Lei Rouanet ou Lei do Audiovisual, com foco em valorizar a diversidade e a economia criativa. O edital incentiva a participação de projetos que abordem temáticas com menos oportunidades nas artes e estimula a criação de redes para produção de bens e serviços criativos sustentáveis.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado no mês de julho, através dos canais de comunicação da Petrobras e por e-mail aos candidatos. A cerimônia de lançamento do edital, realizada no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou o investimento como uma contrapartida que a empresa deve ao povo brasileiro.

Para promover a equidade regional, projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão pontuação adicional, assim como aqueles que contemplarem ações em pelo menos três regiões do país. Além disso, cada estado deverá ser sede de no mínimo dois projetos.

O edital também promove a participação de grupos com pouca representação, reservando 25% das vagas para projetos liderados por mulheres, negros, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, população nômade e ciganos. Com essa iniciativa, a Petrobras busca incentivar a diversidade e a inclusão no cenário cultural brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo