Dengue em alta: Pernambuco registra mais de 17 mil casos prováveis, com aumento de 536,1% em comparação ao mesmo período de 2023.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco divulgou, nesta quarta-feira (10/04), os dados atualizados das arboviroses no estado. De acordo com o Boletim Epidemiológico Nº 14, foram registrados 17.238 casos prováveis de dengue, sendo que 1.236 casos já foram confirmados. Além disso, 201 casos estão sendo investigados como graves. Comparando com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 536,1% nos casos de dengue.

Durante o período analisado, foram descartados 9 óbitos suspeitos e 20 mortes relacionadas às arboviroses estão em investigação. Em relação à incidência por município, 80 cidades apresentam baixa incidência de dengue, enquanto 58 estão em estágio de média incidência e 45 registram uma alta incidência da doença.

O Boletim também aponta que sete Gerências Regionais de Saúde do estado estão com uma média incidência de casos de dengue, enquanto outras quatro já apresentam uma alta incidência. Apenas uma Gerência Regional se encontra com baixa incidência de notificações.

Além da dengue, o Boletim Epidemiológico revela que o vírus Chikungunya registrou 3.074 casos prováveis com uma incidência de 33,9 por 100 mil habitantes, sendo 194 casos confirmados. Já a Zika, que não tem circulado no estado nos últimos anos, apresenta 299 casos prováveis, sem confirmação de nenhum caso.

Diante dos dados apresentados, a Secretaria Estadual de Saúde reforça a importância da população colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, realizando ações de prevenção e eliminação de criadouros. Medidas simples, como evitar o acúmulo de água parada em recipientes e garantir a limpeza de reservatórios de água, são fundamentais para controlar a proliferação do mosquito e, consequentemente, reduzir o número de casos de arboviroses no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo