Ministra Marina Silva lidera discussões sobre sustentabilidade ambiental e climática do G20 em encontro presencial em Brasília

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, iniciou hoje em Brasília a reunião presencial de dois dias do Grupo de Trabalho (GT) de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20. Esta foi a primeira reunião presencial do GT e contou com a presença de mais de 90 delegados de 53 delegações dos países membros do G20, o grupo que reúne as 19 principais economias do mundo, além da União Europeia e União Africana e países convidados. Anteriormente, em janeiro, o grupo realizou uma reunião virtual.

Durante o primeiro dia de reunião, foram tratados dois dos cinco temas prioritários do GT para este ano: Oceanos e Adaptação preventiva e emergencial frente a eventos climáticos extremos. Os demais temas prioritários são: Resíduos; economia circular; e Valorização e pagamentos por serviços ecossistêmicos.

A ministra Marina Silva ressaltou a importância das maiores economias do mundo em relação à questão climática, afirmando que as 20 maiores economias, responsáveis por 80% das emissões, têm o poder de fazer a diferença. Durante a reunião, a ministra Liliam Beatris Chagas de Moura do Ministério das Relações Exteriores revelou que as sugestões brasileiras foram bem acolhidas, e houve discussões sobre a estratégia brasileira para os próximos meses de trabalho do grupo.

Para o futuro, o GT não terá uma declaração negociada, mas sim uma manifestação do Brasil com parágrafos de cada país, visando facilitar o processo de sinalizar os pensamentos acumulados. A ministra reafirmou o compromisso do Brasil em respeitar os legados das presidências anteriores no G20 e buscar um novo ciclo de prosperidade de forma sustentável.

A reunião técnica do GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20 terá continuação amanhã, em encerramento com a participação de diversos delegados. O calendário de atividades do G20 prevê ainda mais um encontro no Amazonas e uma reunião ministerial no Rio de Janeiro em preparação para a Cúpula final com os chefes de Estado em novembro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo