Vacinação contra gripe tem Dia D marcado para sábado com meta de imunizar 75 milhões de pessoas em todo o país.

Neste sábado (13), a campanha de vacinação contra a gripe terá o tão aguardado Dia D em diversas regiões do país. Iniciada em março, a campanha tem como meta imunizar 75 milhões de pessoas em todo o território nacional. A vacina de 2024 é direcionada para proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

De acordo com informações levantadas pela Agência Brasil, o Dia D ocorrerá no Distrito Federal e em 15 estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Os locais e horários de aplicação da vacina devem ser consultados nos sites e redes sociais das secretarias estaduais de saúde.

Os grupos prioritários para a vacinação são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais. Mesmo aqueles que já tomaram a dose contra a gripe no ano passado devem se vacinar, pois a vacinação é anual.

No Distrito Federal, mais de 90 pontos de imunização estarão disponíveis para o Dia D de Vacinação contra a gripe. Além da dose contra a influenza, imunizantes contra a dengue, a covid-19 e outras doenças também estarão disponíveis. As ações de vacinação ocorrerão em diversas instalações, incluindo escolas, unidades básicas de saúde e condomínios, com atendimento drive-thru em alguns locais.

Crianças poderão receber doses contra várias doenças, como hepatite, meningite, pneumonia, sarampo, pólio e febre amarela, enquanto adolescentes e adultos terão disponíveis doses contra hepatite B, tétano, difteria, febre amarela e sarampo, caxumba e rubéola. No entanto, a vacina BCG não estará disponível nos locais de vacinação neste sábado.

A vacina contra a dengue também estará disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, porém, aqueles que foram diagnosticados recentemente com dengue devem aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

A expectativa é que a mobilização nacional do Dia D contribua significativamente para a intensificação da imunização e a ampliação das coberturas vacinais em todo o país, garantindo a proteção da população contra diversas doenças, incluindo a gripe.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo