Governo da Colômbia e ELN retomam negociações de paz em Caracas após confrontos armados interromperem diálogos em abril.

O governo da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN) retomaram as negociações de paz em Caracas. Após uma pausa no início de abril devido a confrontos entre essa guerrilha e outros grupos armados, as partes confirmaram no último domingo que as conversações foram reiniciadas.

As delegações de paz iniciaram os trabalhos no sábado em Caracas. O governo do presidente Gustavo Petro informou nas redes sociais sobre o reinício das negociações e destacou que os trabalhos estão em andamento. Já a representação do ELN afirmou que estão sendo discutidas propostas para a construção de uma visão conjunta de paz, abordando questões como o regime político, a situação ambiental e o modelo econômico.

Vale ressaltar que o ELN havia suspendido formalmente o ciclo de negociações em abril, alegando violação dos acordos por parte da administração de Petro. No entanto, as partes concordaram em realizar uma reunião extraordinária para retomar as discussões.

Os confrontos na região de Arauca, na fronteira com a Venezuela, foram pauta das discussões, com a delegação do governo buscando soluções para a crise humanitária na região. O apoio do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, às negociações também foi destacado como fator positivo para o progresso das conversas.

Apesar dos altos e baixos nas negociações, o ELN e o governo colombiano seguem empenhados em buscar uma solução pacífica para o conflito armado que assola o país. A retomada das negociações em Caracas representa um passo importante rumo à paz na Colômbia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo