Chanceler argentina assegura que governo de Milei não interferirá em questões internas do Brasil, em visita oficial ao país

A visita da chanceler argentina Diana Mondino ao Brasil marcou um marco histórico como a primeira ministra do governo de Javier Milei a realizar uma visita oficial ao país. Em entrevista realizada nesta segunda-feira (15) no Itamaraty, Mondino fez questão de enfatizar que o governo argentino não pretende intervir em questões internas do Brasil.

Após uma declaração feita por Milei oferecendo ajuda a Elon Musk em sua controvérsia com o Supremo Tribunal Federal e outras autoridades brasileiras, Mondino garantiu que a Argentina não vai intervir nos processos democráticos ou judiciários do Brasil. Ela afirmou: “Os temas internos e judiciários de cada país são próprios de cada país. O governo argentino não vai interferir nos processos democráticos ou nos processos judiciários de cada país. Confiamos na Justiça de cada país. Nós defendemos a liberdade de expressão em todos os sentidos”.

A relação entre Milei e Elon Musk gerou repercussão no cenário político brasileiro, uma vez que o empresário tem feito acusações contra o Supremo Tribunal Federal, em especial ao ministro Alexandre de Moraes. Musk alega censura nas redes sociais no Brasil e benefício a Lula, o que resultou em um inquérito sobre fake news, desinformação e discurso de ódio contra ele.

Mondino não entrou em detalhes sobre a oferta de ajuda feita por Milei a Musk e tampouco explicou que tipo de colaboração o presidente argentino poderia oferecer em questões internas do Brasil. A visita da ministra ao Brasil foi planejada com o intuito de fortalecer as relações diplomáticas entre os dois países, apesar das divergências ideológicas entre os presidentes e do histórico de confrontos e provocação entre eles.

Essa visita oficial sinaliza uma tentativa de estabelecer uma relação pacífica e colaborativa, reforçando a importância do diálogo e da cooperação entre os países da América Latina. A promessa de não intervenção em assuntos internos do Brasil por parte do governo argentino representa um passo significativo na manutenção da soberania e independência de ambas as nações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo