Cortes no orçamento da Polícia Federal ameaçam serviços e operações investigativas, alerta Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal.

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) emitiu um comunicado alertando sobre os possíveis cortes no orçamento da corporação, o que poderá acarretar em sérios riscos para a manutenção dos serviços prestados. De acordo com a ADPF, o contingenciamento de recursos ultrapassa os R$ 100 milhões e, caso se concretize, poderá impossibilitar a realização de algumas operações investigativas importantes.

Um dos principais pontos destacados pela associação é a falta de recursos para o pagamento de diárias dos servidores, uma vez que o dinheiro destinado a essa finalidade foi antecipado para abril, deixando um déficit para o mês seguinte. Isso poderá resultar no cancelamento de operações de grande porte e na redução da atuação de policiais federais em áreas vulneráveis do país.

Além disso, a ADPF ressalta que o corte no orçamento também impactará serviços essenciais como a emissão de passaportes e a imigração, afetando estrangeiros que desejam entrar no Brasil. A associação compreende as dificuldades econômicas enfrentadas pelo governo, porém, espera que haja um remanejamento eficaz de despesas e uma melhor gestão dos recursos para garantir o funcionamento adequado da Polícia Federal.

Procurado pela imprensa, o Ministério da Justiça afirmou que os remanejamentos e cortes orçamentários são necessários para o enquadramento no Regime Fiscal Sustentável, visando a sustentabilidade fiscal do país. No entanto, o órgão ressaltou que já está trabalhando para recompor parte do orçamento destinado à Polícia Federal, buscando minimizar os impactos nas operações previstas para o ano de 2024.

Diante desse cenário, a ADPF e o Ministério da Justiça estão em diálogo para encontrar soluções que garantam o funcionamento adequado da Polícia Federal, sem comprometer a eficiência e a segurança das atividades realizadas pela corporação. A expectativa é que medidas sejam tomadas para assegurar que os recursos sejam utilizados de forma inteligente e eficaz, atendendo às necessidades de custeio e investimento na PF.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo