Economia brasileira prevê crescimento de 2,8% em 2025, com queda da inflação e taxa Selic em queda gradual até 2028

A economia brasileira apresenta perspectivas favoráveis para os próximos anos, de acordo com o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025, enviado nesta segunda-feira (15) ao Congresso Nacional. A estimativa é de um crescimento de 2,8% no próximo ano, após uma expansão de 2,2% em 2024. Esses números refletem um cenário otimista para a economia do país, sinalizando um possível aumento da atividade econômica e da geração de empregos.

Além do crescimento econômico, o documento também projeta uma redução na inflação, com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) previsto para cair para 3,1% em 2025 e se manter em 3% nos anos seguintes. Essa queda na inflação é um indicativo de estabilidade econômica e controle dos preços, o que pode beneficiar a população em geral.

No que diz respeito aos juros básicos da economia, a taxa Selic deve apresentar uma média de 8,05% ao ano em 2025, demonstrando uma redução em relação ao patamar atual de 10,75%. Essa diminuição nos juros pode estimular o consumo e os investimentos, impulsionando ainda mais o crescimento econômico.

Outro ponto destacado no PLDO é a previsão da taxa de câmbio e do preço do barril de petróleo. A taxa de câmbio média esperada é de R$ 4,98 para 2025, com uma tendência de aumento nos anos seguintes. Já o preço médio do barril do petróleo segue uma trajetória decrescente, o que pode impactar positivamente as receitas da União com royalties.

Diante dessas projeções, o cenário econômico do Brasil para os próximos anos aponta para uma recuperação consistente e sustentável, refletindo a confiança dos agentes econômicos e a capacidade do país de superar desafios e promover o desenvolvimento. Com medidas adequadas e um ambiente propício aos negócios, é possível vislumbrar um futuro promissor para a economia nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo