Israel promete resposta ao ataque sem precedentes do Irã; exército reitera compromisso em proteger o território em declarações aos soldados.

O general Herzi Halevi, chefe do Estado-Maior de Israel, anunciou nesta segunda-feira (15) que haverá uma resposta ao ataque sem precedentes realizado pelo Irã no sábado contra o território israelense. Em declarações feitas a soldados em uma base militar atingida pelos projéteis, o general afirmou que Israel não ficará inerte diante do lançamento de mísseis, mísseis de cruzeiro e drones em seu território.

Durante uma visita à base de Nevatim, no sul do país, o general Halevi afirmou que o país responderá ao ataque lançado pelo Irã. O Exército divulgou um vídeo mostrando o impacto de um projétil iraniano em um muro da base. O porta-voz do exército, Daniel Hagari, também destacou que os militares farão o necessário para proteger Israel e que agirão no momento escolhido.

O Irã lançou centenas de mísseis e drones contra Israel em retaliação a um bombardeio contra seu consulado em Damasco, na Síria. Apesar disso, a defesa antiaérea israelense, com auxílio dos Estados Unidos, França, Reino Unido e Jordânia, conseguiu interceptar quase todos os projéteis.

Os Estados Unidos e outros países aliados expressam preocupação com uma possível escalada regional caso Israel responda diretamente no território iraniano. Washington já deixou claro que não participará de uma ação nesse sentido.

Em meio à tensão crescente na região, as notícias de ataques em outros países, como o ataque em uma igreja australiana descrito pela polícia como ato terrorista, e a publicação da declaração de renda do casal Biden nos EUA com receitas de US$ 620 mil também são destaque. A situação geopolítica mundial se mostra cada vez mais volátil, exigindo a atenção e ação dos líderes globais para evitar um conflito de proporções ainda maiores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo