Feminicídios em queda: Pernambuco registra redução de 40% nos casos no mês de março em relação ao ano anterior.

No mês de março desse ano, Pernambuco registrou uma queda significativa de 40% nos casos de feminicídios, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Essa redução representa uma melhoria significativa no cenário da violência de gênero no estado, com seis mortes violentas registradas em março de 2024, em comparação com as dez ocorrências contabilizadas no mesmo período do ano passado.

Essa redução nos casos de feminicídio é reflexo do trabalho conjunto entre a SDS e a Secretaria da Mulher (SecMulher), que têm investido recursos em campanhas de conscientização sobre relacionamentos abusivos e encorajando as mulheres a denunciarem casos de violência doméstica e familiar. A Operação Átria, realizada em março em todo o estado, teve como foco o combate à violência contra a mulher e resultou em mais de 20 mil pessoas alcançadas, 198 prisões efetuadas e oito apreensões de menores envolvidos em crimes contra mulheres.

Além dos avanços na redução de feminicídios, a pasta divulgou também dados sobre homicídios, roubos, furtos e roubos de veículos. Apesar do aumento de 6,9% nos casos de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em março de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, algumas regiões do estado apresentaram quedas significativas, como a Zona da Mata, com uma redução de 36,5%, e a Região Metropolitana, com 22% de redução.

Em relação aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), o estado registrou uma redução de quase 19% nos casos em março, comparado com o mesmo período do ano passado. Recife foi a região que apresentou a maior redução, com 25,9%, seguida pela Região Metropolitana com 22% e Zona da Mata com 20,6%.

No que diz respeito aos roubos e furtos de veículos, houve uma redução de 18,9% nos casos de roubos e furtos de automóveis em março de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A SDS também reportou uma redução de 7,9% nos casos de roubo de celulares. Além disso, o programa Alerta Celular conseguiu recuperar mais de 2.600 celulares desde o início do ano.

Esses dados refletem um cenário positivo no combate à criminalidade em Pernambuco, com esforços efetivos na redução da violência de gênero e do crime patrimonial, além de melhorias na segurança em relação aos roubos e furtos de veículos e celulares. A parceria entre as secretarias e as ações integradas das forças de segurança têm contribuído para um ambiente mais seguro e protegido para a população pernambucana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo