Principal comandante das dissidências das Farc abandona negociações de paz na Colômbia: Iván Mordisco deixa mesa de diálogo.

O principal comandante das dissidências das Farc, conhecido como Iván Mordisco, causou um tumulto ao abandonar as negociações de paz na Colômbia. O governo anunciou essa decisão nesta terça-feira, informando que continuará dialogando com outros líderes guerrilheiros, uma vez que Mordisco está fora da mesa de negociações e seu paradeiro é desconhecido.

De acordo com o governo de Bogotá, o grupo liderado pelo Estado-Maior Central (EMC) está atualmente dividido internamente, o que levou a decisão de negociar com outros líderes. Os diálogos estão atualmente congelados, mas o governo indicou Andrey como o novo chefe da guerrilha nas discussões, por supostamente comandar mais da metade dos 3.500 combatentes do EMC.

Especialistas apontam que Mordisco controla o tráfico de drogas milionário e as rotas ilegais de mineração, especialmente na região da Amazônia. Embora tenha pertencido às Farc, ele nunca aceitou o acordo de paz de 2016 e permaneceu oculto. Agora, o futuro das dissidências das Farc é incerto, sendo que o EMC pode deixar de existir ou enfrentar uma disputa interna pela marca entre as diferentes facções.

Os diálogos de paz começaram a enfraquecer recentemente, culminando no decreto do fim do cessar-fogo bilateral em alguns departamentos do país após um episódio violento. A situação se agravou, com soldados sendo destacados para enfrentar os combatentes do EMC, levando a confrontos que resultaram em mortes de guerrilheiros e ataques a bomba em cidades colombianas.

A conturbada situação levou a incertezas sobre o futuro das negociações de paz no país. As declarações de comandantes dissidentes indicaram obstáculos para um acordo, como a recusa em entregar armas ou se submeter à Justiça especial. Enquanto o governo busca resolver o conflito de meio século, as violações das tréguas e a continuidade da violência mostram o desafio constante na busca pela paz na Colômbia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo