Baixa procura pela vacina da dengue em Pernambuco resulta em baixa aplicação de doses, causando preocupação nas autoridades de saúde.

Pernambuco recebeu um lote com mais de 72 mil doses da vacina contra a dengue há mais de duas semanas, no entanto, até o momento apenas 2.028 doses foram aplicadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) até as 8h desta quinta-feira (18). Na capital do estado, Recife, foram recebidas 25.069 doses e aplicadas 1.216 até o momento.

A baixa procura pela vacina e o aumento de casos prováveis e confirmados da doença têm sido motivo de preocupação. Mesmo assim, a pasta estadual de saúde ainda não prevê uma data para a ampliação do público-alvo, que atualmente é fixado em crianças entre 10 e 11 anos.

Ao todo, 20 municípios foram beneficiados com o imunizante contra a dengue, incluindo Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, e outros. De acordo com o último Informe Epidemiológico de Arboviroses divulgado pela SES-PE, Pernambuco registrou até 13 de abril deste ano, 19.874 casos prováveis de dengue, sendo 1.434 deles já confirmados, com uma morte notificada e 23 óbitos por arboviroses em investigação.

O Ministério da Saúde liberou a aplicação da vacina da dengue para outras faixas etárias em estados e municípios que receberam doses próximas ao vencimento, que é em 30 de abril. No entanto, Pernambuco não recebeu nenhum lote com validade até essa data, reforçando a recomendação de vacinar apenas crianças de 10 e 11 anos.

Das 72.020 doses recebidas em Pernambuco, apenas 2.028 foram aplicadas até o momento. O esquema completo da imunização contra a dengue exige duas doses, com intervalo de três meses, sendo a aplicação realizada de acordo com a estratégia de saúde de cada município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo