Repórter Recife – PE – Brasil

Governos de MT e MS firmam acordo para plano integrado de prevenção e controle de desmatamento e queimadas no Pantanal

Os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se comprometeram a construir um plano integrado de prevenção e controle de desmatamento e queimadas no Pantanal, alinhado às leis estaduais e às ações de monitoramento compartilhadas. O acordo de cooperação técnica foi firmado durante um seminário técnico-científico em Campo Grande, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Durante o evento, os governadores dos dois estados, Eduardo Riedel e Mauro Mendes, receberam o apoio da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A ministra destacou a importância das ações afirmativas para enfrentar o problema do desmatamento e das queimadas no Pantanal, que afetam não apenas o bioma, mas também têm impactos em outras regiões e globalmente.

Marina ressaltou que é fundamental agir em várias frentes para proteger o equilíbrio do planeta, combatendo o desmatamento e buscando soluções para as mudanças climáticas. Ela mencionou a redução significativa do desmatamento em Mato Grosso como exemplo de como ações integradas podem produzir resultados positivos.

Além disso, a ministra citou iniciativas do governo brasileiro, como a reativação do Fundo Amazônia e a possível criação de um Fundo Biomas, para proteger não apenas o Pantanal, mas outros biomas impactados. Ela enfatizou a importância de reduzir a dependência de combustíveis fósseis para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

O termo de cooperação técnica assinado entre os estados tem validade de cinco anos e prevê a criação de um grupo de trabalho interestadual para discutir e implementar políticas públicas voltadas para a preservação do Pantanal. A união entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul demonstra um esforço conjunto para proteger esse importante bioma e garantir sua sustentabilidade no longo prazo.

Sair da versão mobile