Ministra dos Povos Indígenas destaca papel crucial na preservação ambiental em pronunciamento nacional marcando Dia dos Povos Indígenas.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta quinta-feira (18), ressaltando a importância das populações tradicionais na preservação do meio ambiente e na riqueza cultural do país. Durante quase cinco minutos, Guajajara enfatizou que os territórios indígenas são responsáveis por preservar 80% de toda a biodiversidade do planeta e são áreas com menores taxas de desmatamento, desempenhando um papel crucial na luta contra as mudanças climáticas.

O pronunciamento ocorreu um dia antes do Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, e Guajajara aproveitou a ocasião para destacar a diversidade cultural dos 305 povos indígenas do Brasil, que coexistem em áreas urbanas e em locais isolados, contribuindo em diferentes setores da sociedade como educação, saúde, política e meio ambiente. Ela ainda mencionou a atuação do governo federal no combate a atividades criminosas em territórios indígenas e citou a importância de ter uma pasta dedicada aos povos originários, com indígenas liderando órgãos como a Funai e a Sesai.

Guajajara também mencionou a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de Belém em 2025, que contará com uma significativa participação indígena, e ressaltou a retomada da política de demarcação de terras indígenas, que havia sido negligenciada no governo anterior. Na véspera do Dia dos Povos Indígenas, o presidente Lula da Silva participou da reabertura do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) e assinou um decreto de demarcação de mais duas terras indígenas, reforçando o compromisso do governo com a proteção dos territórios tradicionais.

Em suma, o pronunciamento da ministra foi uma oportunidade para destacar a importância dos povos indígenas na preservação do meio ambiente e na diversidade cultural do Brasil, além de ressaltar as ações do governo para garantir os direitos e a integridade dessas comunidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo