Senado realiza sessão especial para celebrar 64º aniversário de Brasília, uma cidade ícone da arquitetura e urbanismo brasileiros.

O Senado Federal promove nesta segunda-feira (22), a partir das 10h, uma sessão especial em homenagem ao 64º aniversário da capital do país, Brasília. A iniciativa partiu da senadora Leila Barros, representante pelo PDT do Distrito Federal, e do senador Izalci Lucas, filiado ao PL também do DF.

Na solicitação para a realização da sessão, a senadora Leila Barros ressaltou a importância histórica de Brasília, que após 64 anos de sua fundação, se tornou uma das maiores metrópoles do Brasil e foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade. Ela destacou a visão de Dom Bosco, o planejamento de Lúcio Costa e Oscar Nyemeyer e a realização de Juscelino Kubitschek, que transformaram o sonho da construção da capital em uma realidade concreta. Brasília é considerada um marco da arquitetura e urbanismo, e se tornou um centro populacional significativo, com mais de 3 milhões de habitantes e abrangendo uma extensa área metropolitana.

Por sua vez, o senador Izalci Lucas enfatizou que Brasília foi a primeira cidade do século XX a ser incluída na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, em 1987. Ele destacou o plano urbanístico de Lúcio Costa, que dividiu a cidade em quatro escalas estruturais, proporcionando uma integração única entre monumentos, áreas de convivência, residências e espaços naturais.

A capital do Brasil se destaca como um exemplo de harmonia entre o planejamento urbano e a preservação cultural, sendo um símbolo do país e uma referência mundial em termos de arquitetura e urbanismo. A celebração do aniversário de Brasília no Senado Federal é um momento de reconhecimento da importância histórica e cultural da cidade, que continua a encantar e inspirar pessoas de todo o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo