Conselho Nacional de Educação limita cursos de formação de professores a 50% de ensino à distância aguardando homologação do MEC.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma importante determinação que impactará diretamente a formação de professores no Brasil. Segundo o parecer aprovado, os cursos de licenciatura e pedagogia terão um limite de até 50% do tempo na modalidade à distância. Essa medida foi proposta com o intuito de garantir a qualidade na formação dos docentes, especialmente diante do crescimento expressivo da educação a distância (EaD) nos últimos anos.

O ministro da Educação, Camilo Santana, tem se mostrado favorável a essa limitação, destacando a importância de avaliar o nível de qualidade dos professores formados à distância. Em uma entrevista no programa “Roda Viva”, em junho de 2023, o ministro ressaltou a preocupação com a qualidade desses profissionais, enfatizando a necessidade de garantir um ensino de excelência no país.

De acordo com dados do Inep, a modalidade EaD teve um crescimento significativo nos cursos voltados para formação docente nos últimos anos. Em 2022, 65% dos concluintes optaram por essa modalidade, representando um aumento de 119% em comparação com 2012. No mesmo período, a formação em cursos presenciais caiu de 66% para 35%.

Apesar do crescimento da EaD, o levantamento realizado pelo Todos Pela Educação apontou uma queda na qualidade dos cursos de licenciatura nessa modalidade. Diversas áreas, como Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física e outras, apresentaram redução na nota média do Enade, gerando preocupações em relação à formação dos futuros professores.

A decisão do CNE, no entanto, gerou reações no setor. A Associação Brasileira de Educação a Distância expressou preocupação com a possível redução drástica no número de professores formados nos próximos anos, caso os cursos de licenciatura à distância sejam drasticamente limitados.

Em resumo, a aprovação do CNE para limitar o tempo dos cursos de formação de professores à distância é um reflexo do cuidado e da atenção necessários para garantir a excelência na educação no Brasil. A decisão agora aguarda a homologação do Ministério da Educação, e sua implementação poderá impactar significativamente o cenário educacional do país.

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