OMS aprova versão simplificada de vacina oral contra cólera para enfrentar aumento de casos pelo mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma notícia importante nesta sexta-feira (19) ao aprovar uma nova versão simplificada de uma vacina oral contra a cólera. A vacina Euvichol-S, desenvolvida pelo grupo sul-coreano EuBiologics, é uma formulação mais simples da Euvichol-Plus, o que possibilitará uma produção mais ágil em volumes significativos.

De acordo com informações da OMS, a eficácia da nova vacina é semelhante às formulações mais complexas anteriormente utilizadas. Rogério Gaspar, diretor do departamento de regulação da agência de saúde da ONU, enfatizou que a nova vacina é o terceiro produto da mesma família de vacinas contra a cólera a receber a pré-qualificação da OMS.

A cólera é uma doença transmitida por uma bactéria presente na água e em alimentos contaminados, causando sintomas como diarreia e vômito, que podem levar à desidratação e, em casos mais graves, à morte. Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de casos, com 473 mil registros em 2022, o dobro do ano anterior. Dados preliminares indicam que 2023 registrou aproximadamente 700 mil casos da doença.

Apesar do aumento na oferta de vacinas ao longo da última década, a demanda crescente gerou escassez do imunizante, resultando em 23 países que relatam casos de cólera atualmente. Diante desse cenário, a OMS passou a recomendar uma dose única da vacina, ao invés das duas doses anteriormente recomendadas.

Essa decisão visa enfrentar o aumento exponencial de casos da doença e garantir que mais pessoas tenham acesso à imunização contra a cólera. A aprovação da nova vacina marca um avanço significativo no combate a essa enfermidade e na proteção da saúde da população em todo o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo