Câmara dos EUA aprova pacote de ajuda à Ucrânia, Israel e Taiwan em votação histórica e decisiva contra a resistência republicana.

Na última sexta-feira (19), a Câmara dos Estados Unidos deu um passo fundamental rumo à aprovação de um pacote de ajuda à Ucrânia, Israel e Taiwan, que há muito tempo estava paralisado. Esse movimento foi possível após os democratas virarem os votos cruciais para superar a oposição republicana e possibilitar que a legislação fosse considerada em plenário.

Desde o final do ano passado, o governo norte-americano tem enfrentado dificuldades para aprovar o envio de um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, em um momento crucial para Kiev, que vê seus arsenais chegarem a níveis críticos diante dos ataques intensificados da Rússia.

Artigos relacionados

Com uma votação de 316 a 94 votos, a Câmara abriu caminho para a apresentação do pacote de ajuda, preparando votações separadas para cada uma de suas partes previstas para ocorrer no sábado. No entanto, a aprovação dessas medidas, que contaram com apoio bipartidário, estava praticamente garantida, tornando a ação de sexta-feira um indicativo de que a legislação deve ser aprovada.

Caso as votações transcorram conforme o esperado no sábado, o Senado deve aprovar rapidamente a medida, que posteriormente será sancionada pelo presidente Joe Biden. A votação de sexta-feira foi uma enorme vitória para o esforço em financiar a Ucrânia contra a invasão russa, demonstrando um amplo apoio bipartidário ao pacote de US$ 95,3 bilhões.

O presidente da Câmara, Mike Johnson, arriscou sua posição ao se voltar para os democratas, em uma atitude que comprometeu sua posição, mas possibilitou a votação e aprovação da legislação. Esse foi um momento importante de consenso em um Congresso marcado por disfunções no ano anterior.

Essa vitória foi um triunfo contra as forças do isolacionismo no Partido Republicano e ressaltou a importância do apoio à Ucrânia em sua luta contra a Rússia. O presidente Joe Biden afirmou que assinaria a medida, caso seja aprovada, destacando a relevância desse pacote de ajuda para os países beneficiados.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo