Repórter Recife – PE – Brasil

Estudo aponta que erro comum em tutoriais de beleza no TikTok pode acelerar envelhecimento da pele, alertam especialistas.

Especialistas da renomada empresa internacional de software para salões de beleza, Fresha, realizaram uma análise minuciosa em 100 dos mais assistidos tutoriais de beleza do TikTok em busca dos erros mais comuns presentes nas rotinas. Surpreendentemente, foi identificado que 60% dos influenciadores compartilharam o mesmo equívoco, que pode acelerar o envelhecimento da pele.

De acordo com o jornal britânico Express, o erro recorrente foi a aplicação de cremes, pomadas e óleos na pele com muita força. Por mais que seja algo que não receba muita atenção durante a rotina de skincare, a intensidade da força utilizada para massagear o rosto pode, na verdade, estimular o inchaço e o surgimento de rugas com o passar do tempo, alertam os especialistas.

A Academia Americana de Dermatologia também endossa essa recomendação, destacando a importância de limpar a pele suavemente, duas vezes ao dia. É enfatizado que esfregar a pele com muita força pode irritá-la, acelerando, assim, o processo de envelhecimento. Os especialistas da associação ressaltam que irritar a pele é prejudicial e que a lavagem delicada auxilia na remoção de impurezas, maquiagem e outras substâncias sem agredir a pele.

Um porta-voz da Fresha pontuou a importância de realizar movimentos circulares ou leves batidinhas ao aplicar hidratante, sérum ou protetor solar. Puxar a pele durante a aplicação pode dificultar a absorção dos produtos, causando irritação e ressecamento.

Adicionalmente, o estudo revelou que o segundo erro mais prevalente em relação aos cuidados com a pele foi pular etapas essenciais ou não utilizar os produtos na ordem correta. Mais da metade dos criadores de conteúdo analisados (54%) cometiam esse equívoco. Tem-se como exemplo aplicar o protetor solar antes do hidratante, o que reduz a eficácia do FPS.

Por fim, o terceiro erro mais comum identificado na pesquisa foi não aplicar produtos no peito ou no pescoço junto ao rosto, presente em 54% dos tutoriais avaliados. De acordo com o especialista da Fresha, esse cuidado é crucial para reduzir os sinais de envelhecimento precoce, já que essas áreas delicadas são especialmente suscetíveis à desidratação.

Sair da versão mobile