Mestres da cultura popular pernambucana recebem título de Notório Saber em solenidade na UPE nesta terça-feira.

Nesta terça-feira (23), a Universidade de Pernambuco (UPE) realizou a terceira edição da entrega dos títulos de Notório Saber em Cultura Popular, contemplando 13 mestres e mestras da cultura popular pernambucana. Dentre os agraciados, sete são considerados Patrimônios Vivos de Pernambuco, uma honraria concedida pelo Governo do Estado. A solenidade ocorreu no Auditório Célio Lemos da Faculdade de Administração e Direito da UPE e contou com a presença do público.

A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário da UPE no final de fevereiro, que homologou o resultado da avaliação dos processos submetidos ao edital coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Os inscritos puderam enviar suas participações de forma independente ou através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Os agraciados com o título de Notório Saber em Cultura Popular são Mágico Alakazam (Artes Circenses), Claudionor Germano e Jota Michiles (Música/Frevo), Mãe Dora (Saúde Popular/Parteira Tradicional Indígena), Mestre Calú e Tata Raminho de Oxossi (Teatro Popular de Bonecos e Religioso, respectivamente). Além desses, outros mestres e mestras também receberam a honraria em diversas categorias culturais.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destacou a importância social da titulação, que permitirá aos artistas realizar parcerias com instituições educacionais e ampliar sua participação em processos de formação de estudantes, integrando a cultura popular no ambiente universitário.

Além dos homenageados, a UPE decidiu conceder uma menção honrosa póstuma ao jornalista Leonardo Antônio Dantas da Silva, falecido em 2023, que era Patrimônio Vivo do Estado e integrava o Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

O título de Notório Saber em Cultura Popular, criado pela resolução 023/2019 do Conselho Universitário da UPE, reconhece a expertise e produção destacada dos artistas em suas respectivas áreas, contribuindo para a sensibilização e conscientização da importância da cultura na sociedade.

A solenidade de entrega do título de Notório Saber em Cultura Popular da UPE foi um evento marcante e celebrou a cultura pernambucana com a valorização de seus mestres e mestras. A entrada foi gratuita e o ambiente proporcionou uma troca enriquecedora de conhecimentos e experiências artísticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo