Presidente do Senado busca solução negociada para dívida dos estados e destaca importância da reforma tributária.

Em uma entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (23), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, abordou diversos temas de extrema relevância para o cenário político e econômico do país. Uma das questões mais urgentes discutidas foi a preocupação em encontrar uma solução negociada para a dívida dos estados, por meio do diálogo entre a Casa, o governo federal e os governadores.

Pacheco ressaltou a importância de resolver o conflito federativo que envolve um indexador expressivo para o pagamento dessa dívida, destacando a necessidade de uma solução sustentável para o problema. O presidente do Senado recebeu um anteprojeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre o tema e expressou sua expectativa de que, com o sucesso das negociações, a proposta para equacionamento da dívida dos estados possa começar a tramitar no início de maio.

Outro ponto abordado por Pacheco foi a reforma tributária, que ele considera uma pauta de extrema importância. Demonstrando confiança na harmonia entre Executivo e Legislativo, o presidente do Senado mencionou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está finalizando o texto do projeto, que em breve começará a tramitar na Câmara dos Deputados. Ele enfatizou a necessidade da união das duas Casas e do governo federal para entregar à sociedade ainda este ano a regulamentação da reforma tributária, considerando-a uma das pautas mais relevantes do ano.

Na agenda de votações da semana, Pacheco anunciou a realização de uma sessão do Congresso Nacional nesta quarta-feira (24) às 19h. Além disso, destacou que na próxima semana as sessões de terça-feira (31) e quinta-feira (2) serão realizadas de forma semipresencial, intercaladas pelo feriado de 1º de maio.

Diante dessas colocações do presidente do Senado, a expectativa é que as negociações em torno da dívida dos estados e a regulamentação da reforma tributária avancem de forma colaborativa e transparente, buscando soluções que impactem positivamente a sociedade brasileira e a economia do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo