Aposentados do INSS pagarão menos em operações de crédito consignado após aprovação de novo limite de juros pelo CNPS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão uma redução nos juros das operações de crédito consignado. O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou por 14 votos a 1 a diminuição do limite de juros para 1,68% ao mês, contra os anteriores 1,72%. O teto para o cartão de crédito consignado também foi reduzido, passando de 2,55% para 2,49% ao mês.

As propostas partiram do próprio governo e entrarão em vigor oito dias após a publicação no Diário Oficial da União, prevista para os próximos dias. A justificativa para a redução dos juros foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, que baixou de 11,25% para 10,75% ao ano. Essa redução nos juros básicos da economia influenciou as medidas adotadas pelo CNPS em relação aos limites de juros para o crédito consignado.

A decisão de reduzir os juros das operações de crédito consignado do INSS foi motivada pelos cortes na Taxa Selic, que começaram em agosto do ano passado. O Comitê de Política Monetária do Banco Central tomou a decisão devido à necessidade de estimular a economia e promover o acesso ao crédito para os aposentados e pensionistas.

Os bancos oficiais serão afetados pela redução dos limites de juros, precisando se adequar aos novos patamares. Atualmente, o Banco do Nordeste cobra 1,76% ao mês, o Banco do Brasil 1,74% ao mês e o Banco da Amazônia 1,77% ao mês. Com a nova regulamentação, as instituições financeiras terão que se alinhar ao novo teto de 1,68% ao mês para continuarem oferecendo crédito consignado aos beneficiários do INSS.

Essa redução nos juros das operações de crédito consignado do INSS é resultado de um processo de acompanhamento dos movimentos financeiros e econômicos do país, visando garantir condições mais favoráveis aos aposentados e pensionistas que necessitam de crédito. As mudanças foram aprovadas pelo CNPS e entram em vigor em breve, beneficiando milhares de beneficiários do INSS em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo