Nuvens de poeira do Saara cobrem Atenas e cidades gregas, trazendo alerta de riscos respiratórios e redução de visibilidade.

Nesta terça-feira, Atenas e outras cidades gregas foram cobertas por nuvens de poeira de origem no deserto do Saara. De acordo com autoridades locais, este é um dos piores episódios do tipo a atingir o país desde 2018. A névoa laranja se espalhou por várias regiões gregas após vários dias de ventos fortes vindos do sul, causando limitações na visibilidade e alertas de riscos respiratórios.

Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa meteorológica do Observatório de Atenas, afirmou que este é um dos episódios mais graves de concentração de poeira e areia do Saara desde 2018, quando as nuvens atingiram a Ilha de Creta. Não é a primeira vez que a Grécia é afetada por nuvens de poeira, sendo que no final de março e início de abril deste ano também houve registros de situações semelhantes.

As concentrações de poeira podem não apenas reduzir a visibilidade, mas também piorar a qualidade do ar, aumentando a concentração de partículas finas de poluição. Esta deterioração da qualidade do ar levou a recomendações para que as pessoas com problemas respiratórios evitassem passar muito tempo ao ar livre, usassem máscaras de proteção e evitassem a prática de exercícios físicos até que as nuvens de poeira se dissipassem.

Além disso, a combinação da poeira com as altas temperaturas tornou a atmosfera sufocante, principalmente no sul da Grécia, onde foram registrados 25 incêndios florestais nas últimas 24 horas. Em uma situação extrema, uma base naval na Ilha de Creta teve que ser evacuada devido a um incêndio próximo, causado pelas altas temperaturas e pelos ventos fortes.

No entanto, de acordo com o serviço meteorológico grego, o céu deve começar a clarear ainda nesta quarta-feira. A situação da poeira deve se normalizar no final desta semana, com a volta de temperaturas mais comuns para esta época do ano. As nuvens de poeira, provenientes do deserto do Saara, são comuns em países europeus durante a primavera e o outono, com variações na intensidade. Este evento atual foi causado por uma área de baixa pressão sobre a Líbia, que trouxe ventos fortes do sul, atraindo elevadas concentrações de poeira do norte da África para a Grécia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo