Pacientes da Central de Saúde Mental expõem quadros, cantam, tocam e declamam poemas durante Semana de Artes terapêutica

A Central de Saúde Mental do Iassepe está promovendo a sua Primeira Semana de Artes, que acontece nas instalações da unidade localizada na Rua da Harmonia, em Casa Amarela. O evento surgiu da observação dos profissionais da unidade de que alguns pacientes utilizavam a arte como forma de expressão durante as sessões de terapia e psiquiatria.

A exposição conta com a participação de diversos pacientes, como Sidney da Silva, de 37 anos, que apresenta 20 telas pintadas com cores vibrantes e detalhes que retratam cenas do cotidiano, plantas, animais e imagens religiosas. A arte se tornou uma importante ferramenta terapêutica para Sidney, diagnosticado com esquizofrenia, e sua mãe, Marly Brito, destaca o impacto positivo que a pintura tem tido no tratamento do filho.

Além das pinturas de Sidney, a exposição inclui também quadros com colagens, artesanatos, apresentações de música, canto e declamação de poemas. O psiquiatra Jorge Rosal também participa da mostra, exibindo suas próprias obras. A psicóloga Rosângela Miranda e o psiquiatra Diogo Madureira foram os idealizadores da Semana de Artes, reconhecendo na arte uma forma de os pacientes expressarem seus sentimentos.

A coordenadora da Central, Ana Nita, destaca que a Semana de Artes é a primeira de muitas outras que ainda virão. Com 16 participantes nesta edição, a iniciativa tem recebido uma boa receptividade por parte dos pacientes, que já estão ansiosos pela próxima edição do evento. A exposição acontece até a próxima sexta-feira, 26 de abril, das 9h às 16h, e é aberta ao público em geral.

A Central de Saúde Mental do Iassepe oferece atendimento com psicólogos e psiquiatras, contando atualmente com uma equipe composta por 22 psicólogos, oito psiquiatras e uma assistente social, além de uma farmácia que disponibiliza mais de 25 tipos de medicamentos. Este evento mostra como a arte pode ser uma importante ferramenta no tratamento e na recuperação de pacientes com transtornos mentais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo