Rio de Janeiro registra menor índice de crimes contra a vida em 34 anos, indicam estatísticas oficiais do primeiro trimestre.

O estado do Rio de Janeiro comemora os resultados do primeiro trimestre de 2024, que revelaram uma queda significativa nos crimes contra a vida. Com a letalidade violenta atingindo o menor percentual em 34 anos, as autoridades celebram a redução de 31% nos indicadores de crimes letais no trimestre e de 25% no acumulado de março, em comparação com o mesmo período de 2023.

Os homicídios dolosos, que representam a intenção de matar, também apresentaram uma queda de 16% nos três primeiros meses do ano, atingindo o menor patamar desde 1991, ano em que teve início a série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP). Além disso, houve uma diminuição expressiva nos roubos de cargas, com reduções históricas de 54% em março e 47% no trimestre, alcançando os índices mais baixos desde 1999.

O aumento do efetivo das equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no patrulhamento das estradas federais de acesso ao Rio e no Arco Metropolitano é apontado como um dos fatores que contribuíram para essas reduções. As mortes por intervenção de agente do Estado também apresentaram uma queda significativa, com uma redução de 53% no trimestre, totalizando 152 vítimas, representando 172 a menos do que no mesmo período do ano anterior.

O secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, destacou a importância desses números como indicativo da atuação das forças policiais no estado, ressaltando que os dados são monitorados e analisados constantemente para balizar o planejamento de segurança. A produtividade policial das forças de segurança estaduais também está em alta, com cerca de 4 mil veículos recuperados em três meses, um aumento de 8% em relação ao ano anterior, além de um aumento de 13% no número de prisões em flagrante e de 21% no cumprimento de mandados.

A cultura de uso dos dados para o planejamento, avaliação e monitoramento de cada região do estado foi destacada pela diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, como um dos fatores que têm contribuído para as reduções históricas nos roubos de cargas e na letalidade violenta. No geral, o cenário aponta para uma melhoria na segurança pública do Rio de Janeiro, com índices de criminalidade em queda e um trabalho mais efetivo das forças de segurança do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo