Senador manifesta preocupação com falta de consulta a profissionais da educação no Plano Nacional de Educação 2024-2034.

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) levantou preocupações em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, que está previsto para ser entregue pelo governo federal ao Congresso Nacional até junho. Em seu pronunciamento na última quarta-feira (24), o parlamentar destacou a importância do plano como um instrumento fundamental para definir ações de médio e longo prazo para a educação brasileira, com 20 metas que direcionam as políticas educacionais desde a educação infantil até o ensino superior.

Marinho expressou sua inquietação com a falta de consulta a muitos profissionais da área da educação durante a elaboração do PNE. Segundo o senador, a ausência de diversos educadores em conferências regionais, estaduais e municipais contraria o disposto na Lei 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação. A situação foi exemplificada com o caso de uma educadora do Rio Grande do Sul que teria sido desrespeitada e impedida de se expressar livremente durante a Conferência Nacional de Educação (Conae).

Além disso, Zequinha Marinho chamou atenção para as estratégias apresentadas no documento entregue pelo Fórum Nacional de Educação ao ministro Camilo Santana. O senador destacou que, em um total de 208 páginas, o termo “matemática” foi mencionado apenas seis vezes, enquanto o termo “LGBTQIAPN+” apareceu 43 vezes. Essa disparidade levou o senador a questionar a relevância dada à questões fundamentais como as disciplinas das ciências exatas e da leitura.

Diante do cenário de classificações baixas do Brasil em avaliações internacionais de matemática, ciências e leitura, Zequinha Marinho enfatizou a necessidade de priorizar o ensino dessas áreas no Plano Nacional de Educação. Para o senador, a melhoria do processo de aprendizagem no país deve ser o objetivo central do PNE, buscando assim elevar o desempenho geral dos estudantes brasileiros e fortalecer o sistema educacional como um todo.

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