MEC prorroga prazo para convocações da lista de espera do Fies do primeiro semestre de 2024 até 17 de maio.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo final para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre de 2024. Anteriormente previsto para se encerrar em 30 de abril, o prazo foi estendido até 17 de maio, conforme publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26).

Neste primeiro semestre, o Fies disponibiliza um total de 67.301 vagas para estudantes em instituições privadas de ensino superior. Até o momento, o MEC já realizou cinco chamadas de candidatos em listas de espera do Fundo desde o início do processo seletivo, em 28 de março.

É importante destacar que as vagas não preenchidas nesta fase serão ofertadas novamente no processo seletivo do segundo semestre deste ano. A expectativa é que ao longo de 2024, o Fies apresente um total de 112.168 vagas nos dois processos seletivos.

Para efetivar o financiamento, os estudantes devem comparecer à instituição de ensino escolhida, procurar a comissão permanente responsável pelo Fies e apresentar a documentação necessária. Somente após esta etapa é que deverão se dirigir ao banco responsável pelo empréstimo.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior tem como objetivo oferecer suporte financeiro a estudantes de graduação matriculados em instituições privadas que participam do programa. Os requisitos para solicitar o financiamento incluem ter realizado o Enem a partir de 2010, com média de pontuação superior a 450 pontos e nota mínima de 400 na redação, além de possuir uma renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

A iniciativa visa permitir que os beneficiados estudem sem preocupações financeiras durante a graduação, começando a pagar o valor do financiamento somente após a conclusão do curso. Para alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, não é exigida a apresentação de fiador, e a taxa de juros é zero.

Com a extensão do prazo para convocações da lista de espera do Fies, mais estudantes terão a oportunidade de acessar o financiamento e dar continuidade aos seus estudos superiores, fortalecendo assim a democratização do acesso ao ensino de qualidade no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo