Arábia Saudita pede “desescalada” econômica em meio à guerra em Gaza durante encontro do Fórum Econômico Mundial em Riad.

A crise na região de Gaza tem sido uma preocupação crescente para a comunidade internacional e, nesse contexto, a Arábia Saudita fez um alerta sobre as implicações econômicas desse conflito. Durante uma reunião do Fórum Econômico Mundial em Riad, o ministro saudita das Finanças, Mohammed al Jadaan, destacou a pressão exercida pelo conflito em Gaza, juntamente com outros conflitos em outras regiões, sobre o ambiente econômico mundial.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, e representantes palestinos estiveram presentes no evento, que também contou com a participação de mediadores envolvidos nas negociações de trégua entre Israel e o grupo Hamas. O presidente do WEF, Borge Brende, salientou que a reunião em Riad era uma oportunidade para estabelecer diálogos estruturados com figuras-chave.

A guerra em Gaza iniciou-se em 7 de outubro, após um ataque do Hamas contra o sul de Israel, resultando em um saldo de 1.170 mortos e mais de 250 reféns. Em resposta, Israel lançou uma ofensiva que deixou mais de 34.400 mortos em Gaza, a maioria mulheres, adolescentes e crianças. A situação levou a um aumento da pressão internacional para evitar uma operação terrestre em Rafah, cidade localizada no sul de Gaza.

A Arábia Saudita tem trabalhado em conjunto com outros países para buscar uma solução para o conflito, que ameaça a estabilidade regional e seus planos econômicos de longo prazo. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, fez um apelo em Riad para que os Estados Unidos intervenham e impeçam um possível crime em Rafah.

Diante desse cenário tenso, Blinken tem programada uma viagem à capital saudita para discutir os esforços em curso visando um cessar-fogo em Gaza. O Hamas anunciou que está considerando uma contraproposta israelense para uma trégua e a libertação de reféns, após semanas de estagnação nas negociações.

A guerra em Gaza é um tema de extrema relevância e impacto negativo não apenas na região, mas também no cenário econômico global. A comunidade internacional continua trabalhando para encontrar uma solução que garanta a paz e a estabilidade na região, prevenindo novas tragédias e impactos econômicos devastadores. A Arábia Saudita, como um dos principais atores na região, desempenha um papel fundamental nesse processo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo