Campanha do Abril Verde alerta para a importância de prevenir acidentes e doenças do trabalho, conforme lema do Ministério Público do Trabalho

Neste domingo, dia 28 de abril, é lembrado o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, data que marca o Abril Verde, uma campanha promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) com o lema “Adoecimento também é acidente do trabalho – conhecer para prevenir”.

A coordenadora nacional do MPT para Saúde dos Trabalhadores, Cirlene Zimmermann, ressalta a importância de comunicar os acidentes de trabalho à Previdência Social, tanto as doenças relacionadas ao trabalho quanto os acidentes típicos, traumáticos, são considerados acidentes do trabalho.

Dentre as doenças mais comuns relacionadas ao trabalho estão as lesões ósseas musculares e lesões por esforço repetitivo, como tendinites e bursites. Além disso, transtornos mentais também estão associados ao ambiente de trabalho, como depressões, ansiedades e estresses pós traumático.

No entanto, as empresas geralmente não notificam o INSS sobre doenças mentais relacionadas ao trabalho, o que prejudica a implementação de políticas públicas de saúde do trabalhador. A falta de comunicação também pode deixar o empregado sem auxílio-doença e gerar prejuízos para a sociedade.

Para promover a saúde no ambiente de trabalho, as empresas precisam atuar de forma proativa, ouvindo os empregados e priorizando medidas que eliminem ou neutralizem os riscos presentes. Segundo dados do INSS, de 2012 a 2022 foram registrados mais de 6 milhões de acidentes de trabalho, resultando em afastamentos, mortes e gastos significativos com benefícios.

Portanto, é essencial que empregadores e órgãos responsáveis estejam atentos à saúde dos trabalhadores, adotando medidas preventivas e garantindo um ambiente laboral seguro e saudável para todos. O Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho serve como um lembrete da importância de cuidar da saúde dos trabalhadores e prevenir acidentes laborais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo