Nova onda de calor atinge Mato Grosso do Sul e partes de São Paulo, com alerta do Inmet para temperaturas elevadas.

Uma nova onda de calor está prevista para atingir o Mato Grosso do Sul nos próximos dias, mantendo as temperaturas elevadas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), metade do estado de São Paulo também será afetada por essa onda de calor, que se estende até a porção oeste do território paulista, sem alcançar a região metropolitana.

Além disso, quatro estados, incluindo Mato Grosso e Goiás, podem ser parcialmente atingidos por essa onda de calor. No Paraná, a temperatura também deve subir em municípios do norte, enquanto parte da região do Triângulo Mineiro também será impactada pela alta nas temperaturas.

O alerta emitido pelo Inmet tem validade até as 18h da próxima quarta-feira (1º) e aponta que as ondas de calor são configuradas quando a temperatura se mantém, por pelo menos cinco dias, 5 graus Celsius acima da média esperada para o mês. A previsão é de que 694 municípios sejam afetados, com cidades como Dourados (MS) e Araçatuba (SP) alcançando temperaturas de até 36 ºC.

Essas ondas de calor têm sido mais frequentes no Brasil, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste, devido ao El Niño, fenômeno que está em atuação desde o ano passado. Esse fenômeno tem relação com elevações de temperatura e está se aproximando do fim, conforme a Agência Nacional Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (Noaa).

Enquanto o Centro-Oeste e Sudeste sofrem com altas temperaturas, no sul do país a previsão é de chuvas intensas devido a mudanças na dinâmica de circulação das massas de ar provocadas pelo El Niño. O Inmet emitiu alertas de tempestades para essa região, com previsão de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos intensos de até 100 quilômetros por hora, podendo causar danos e alagamentos.

Em meio a esse cenário climático extremo, regiões como o Nordeste também estão sendo afetadas por tempestades, como o caso de Fortaleza, onde três casas desabaram devido a uma tempestade. Esses eventos climáticos intensos reforçam a importância de medidas e políticas de adaptação e mitigação para lidar com as mudanças no clima e suas consequências para a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo