Rio de Janeiro abre edital para credenciamento de rodas de samba com dois anos de atuação e vínculo local

No Rio de Janeiro, rodas de samba com no mínimo dois anos de atuação e vínculo local têm até o dia 2 de maio para se inscrever em um edital de credenciamento. As inscrições devem ser feitas de forma online, no endereço cultura.prefeitura.rio, por pessoas físicas comprovadamente ligadas à produção de samba ou sambistas maiores de 18 anos e residentes no Rio.

Segundo Bárbara Azeo, assistente da Coordenadoria de Territórios e Diversidade Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, o credenciamento garante que as rodas de samba estejam amparadas pelo novo Programa de Desenvolvimento Cultural Rede Carioca de Rodas de Samba, estabelecido por decreto em 2021 e regulamentado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. Esse programa tem como objetivo criar um calendário municipal que será divulgado pela prefeitura para que a população tenha acesso à programação regular das rodas de samba da cidade.

Além disso, as rodas de samba credenciadas terão acesso facilitado a licenças que normalmente seriam obtidas em outras secretarias, simplificando procedimentos burocráticos. O intuito é mapear e promover as rodas de samba da cidade, levando em consideração o vínculo delas com seus territórios e a diversidade cultural que representam.

A seleção das rodas inscritas será feita por uma comissão técnica a partir de 3 de maio, com critérios que incluem o estabelecimento da roda com o território, seu impacto cultural e a experiência do responsável. No último cadastramento, realizado em 2021, foram mapeadas 95 rodas de samba, e a expectativa é que esse número aumente neste ano, considerando que 40 rodas já se inscreveram até o momento.

Após a seleção, as rodas de samba aprovadas serão incluídas no calendário oficial publicado pela Secretaria Municipal de Cultura no Diário Oficial, o que permitirá que sejam realizadas nos dias e locais especificados. O edital busca não apenas certificar as rodas já existentes, mas também inserir novas rodas na cena cultural carioca.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo