Custo de construção de cais temporário no litoral de Gaza pelo Exército americano chegará a 320 milhões de dólares.

No litoral de Gaza, um cais temporário foi construído pelo Exército americano com o objetivo de aumentar a chegada de ajuda ao território palestino. Esta iniciativa, que integra um projeto de construção de porto artificial anunciado pelo presidente americano Joe Biden no início de março, terá um custo de cerca de 320 milhões de dólares para os Estados Unidos, conforme divulgado pelo Pentágono nesta segunda-feira.

Segundo Sabrina Singh, porta-voz adjunta do Departamento de Defesa americano, o valor de 320 milhões de dólares é uma estimativa inicial para a construção do cais temporário, cujas obras tiveram início na semana passada. Este investimento se faz necessário diante do bloqueio israelense que dificulta a entrega de ajuda humanitária por terra à Faixa de Gaza, que enfrenta uma grave crise humanitária.

A ajuda humanitária será enviada inicialmente ao Chipre, onde passará por um controle, antes de ser transferida para uma plataforma flutuante em frente ao litoral de Gaza e, em seguida, ao cais. Posteriormente, as organizações humanitárias serão responsáveis por gerenciá-la e transportá-la em caminhões. As autoridades americanas preveem que este sistema de transporte marítimo permitirá a entrega de mais ajuda humanitária a Gaza dentro de duas a três semanas.

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, ressaltou que, apesar do novo cais, os comboios terrestres de ajuda humanitária não serão substituídos. Esta iniciativa visa reforçar o apoio à população de Gaza, que está enfrentando grandes dificuldades devido à crise humanitária em que se encontra. Com o cais temporário, a expectativa é que a entrega de ajuda humanitária seja otimizada e mais eficaz, beneficiando aqueles que mais precisam neste momento delicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo