Ex-presidente uruguaio José Mujica anuncia tumor no esôfago aos 88 anos em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

O icônico ex-presidente uruguaio, José Mujica, surpreendeu o mundo ao anunciar, nesta segunda-feira (29), que enfrenta um tumor no esôfago. A notícia foi revelada durante uma entrevista coletiva, na qual ele compartilhou a descoberta após um check-up médico de rotina.

Aos 88 anos, Mujica enfrenta agora um desafio diante desse diagnóstico. O esôfago é o órgão afetado pelo tumor, uma região delicada e importante que conecta a garganta ao estômago. Os tipos de câncer que acometem essa região podem variar, sendo os mais comuns o carcinoma de células escamosas e o adenocarcinoma, este último menos incidente.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de esôfago figura como o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. A doença é mais presente em pessoas com mais de 50 anos, sendo rara antes dos 30 anos.

Os sintomas do câncer de esôfago incluem dificuldade para engolir, perda de peso, indigestão, azia, vômitos, entre outros. O diagnóstico é feito por meio de biópsia durante uma endoscopia, possibilitando um tratamento adequado de acordo com o estágio da doença, que varia entre cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Para prevenir o câncer de esôfago, é recomendado adotar um estilo de vida saudável, incluindo a não ingestão de bebidas alcoólicas, não fumar, manter um peso saudável, tratar doenças associadas como o refluxo gastroesofágico, entre outras medidas preventivas.

Neste momento delicado, o ex-presidente Mujica certamente contará com todo o apoio de seus familiares, amigos e admiradores ao redor do mundo, enquanto enfrenta essa batalha contra o câncer de esôfago. A força e determinação que sempre o caracterizaram certamente serão fundamentais nessa jornada rumo à recuperação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo