Brasil registra mais de 2 mil óbitos confirmados por dengue em 2023; Ministério da Saúde alerta para gravidade da situação.

O Brasil enfrenta uma grave situação de epidemia de dengue, com mais de 2 mil óbitos confirmados e outros 2.291 mortes em investigação somente neste ano. Os dados alarmantes foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (30), gerando preocupação em todo o país.

De acordo com o relatório do Ministério da Saúde, já foram notificados 4.176.810 casos prováveis de dengue nos quatro primeiros meses do ano. O coeficiente de incidência da doença atinge a marca de 2.056,9 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Esses números são um alerta para a gravidade da situação e a necessidade de medidas urgentes para conter a propagação da doença.

Apesar do cenário preocupante, algumas regiões apresentam tendência de queda no número de casos, como Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. No entanto, outros estados como Ceará, Mato Grosso, Pará, Sergipe e Tocantins ainda registram aumento nos casos.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, alertou para a importância de manter a vigilância e o combate à dengue mesmo diante da queda de casos em algumas regiões. Segundo ela, ainda há muitos desafios pela frente e é fundamental continuar com ações para evitar novas mortes e infecções.

Diante desse cenário preocupante, é fundamental que a população esteja atenta às medidas de prevenção e combate à dengue, como eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, uso de repelentes e busca por atendimento médico em caso de sintomas da doença. A saúde pública no Brasil enfrenta um desafio e a colaboração de todos é essencial para superá-lo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo