Cachorro de 4 anos tem pelo preto transformado em branco devido ao vitiligo: “Ele ficou careca antes”

Um cachorro de Oklahoma, nos Estados Unidos, passou por uma transformação singular em sua aparência devido ao desenvolvimento do vitiligo. O animal, de quatro anos de idade, chamado Buster, teve seu pelo mudando de preto para branco após receber o diagnóstico da doença.

Segundo seu tutor, Matt Smith, as primeiras manchas brancas começaram a aparecer próximo à boca e ao queixo do animal, antes de se espalharem por todo o seu corpo. Em um post no site Reddit, Smith descreveu o momento em que Buster ficou careca em algumas áreas antes de seu pelo branco e fofo crescer.

O vitiligo é uma condição que causa a perda de coloração da pele ou dos pelos, devido a uma produção de anticorpos contra os melanócitos, as células produtoras de melanina. Em um estudo publicado na Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, foi apontado que a forma generalizada do vitiligo, afetando todo o corpo, é rara, sendo mais comum a forma localizada.

Essa condição, pouco comum na clínica veterinária, afeta principalmente regiões como a pele, pelos, focinho, lábios e mucosa oral. Raças como Pastor Alemão, Collie, Rottweiler, Doberman e outras têm uma predisposição ao vitiligo. Além disso, a doença também pode ocorrer em outros animais, como cavalos, bovinos e gatos.

Não há tratamento disponível para animais com vitiligo, por isso é fundamental procurar um veterinário ao notar sinais da doença. A mudança na coloração do pelo de Buster é um exemplo da singularidade e variedade de condições que podem afetar os animais, merecendo destaque e atenção por parte dos donos e profissionais da área veterinária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo